Luzia Dias

Luzia Dias a campeã do Lumiar

Luzia Dias é uma das mais populares atletas portuguesas. A lisboeta iniciou-se no Atletismo no clube
de bairro o Águias da Musgueira, representou o Benfica durante cinco épocas, mas foi no Sporting onde atingiu o ponto alto da sua carreira, ao integrar as equipas leoninas campeãs nacionais de pista e corta mato.

Nascida a 19 de Setembro de 1970, fez parte de uma fabulosa geração de fundistas que nos anos 90 do século passado deram inúmeras alegrias aos portugueses como foram os casos de Fernanda Ribeiro, Carla Sacramento, Mónica Gama, Fátima Silva, Marina Bastos ou Ana Paula Oliveira.
Aos 19 anos, com apenas uma época de atletismo, foi campeã regional de Lisboa e 4.ª classificada no Campeonato Nacional de Juniores de Corta Mato, garantindo um lugar no Mundial que se disputou em Stavanger na Noruega, integrando a equipa portuguesa que conquistou a medalha de bronze dessa competição.

No bairro pobre onde morava, junto ao aeroporto, passou a ser uma figura popular e acarinhada por todos. No ano seguinte foi contratada pelo Benfica, clube que representou até 1993. Acabaria por trocar o clube da Luz pelo Sporting de Braga, na altura uma das melhores equipas nacionais e europeias de crosse, liderada pela treinadora Sameiro Araújo.

Todavia, o interesse do Sporting, a proximidade da freguesia do Lumiar, onde sempre residiu, e os treinos que realizava no grupo de atletas como os gêmeos Castro e Paulo Guerra, acabaria por ser decisivo na sua mudança para Alvalade.

O apoio de Fernando Mamede, já como treinador, e de mais tarde dos técnicos Bernardo Manuel e Armando Aldegalega, foram determinante na sua carreira, levando-a a ser uma atleta com resultados regulares, pontuado para as classificações coletivas das leoas.

No Sporting Clube de Portugal - clube que representa de 1994/95 até hoje, já como veterana -, fez parte da equipa leonina que participou na Taça dos Campeões Europeus de Atletismo de 1999, tendo corrido os 1500 metros.

A atleta -  treinada por Armando Aldegalega, antigo maratonista, uma referência do atletismo que "a ajudou a formar como atleta e pessoa" - integrou a equipa do Sporting que em 2000 ganhou a 1.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Crosse Curto, classificando-se no 6.º lugar nessa competição.
Entre as inúmeras corridas de estrada onde se destacou como uma atleta muito combativa, destaque no seu currículo para a vitória na Meia Maratona Internacional da Nazaré em 2000 com 1.13.08 horas.

A 18 de Novembro de 2007, a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha, onde a atleta reside, organizou a primeira edição da "Corrida Luzia Dias", em homenagem à sua mais ilustre moradora, colocando, desta forma, a Freguesia do Lumiar no calendário desportivo da cidade de Lisboa. Foi a festa do atletismo nas ruas do Lumiar!

Nas últimas edições a prova é organizada pela Junta de Freguesia do Lumiar em parceira com a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha e a Academia Musical 1.º Junho.

Texto: Cipriano Lucas